Queijo minas artesanal curado

Um dos queijos mais famosos do Brasil, o queijo minas é um deleite para todos que apreciam um bom queijo, seja no café da manhã, à tarde ou naquele lanche noturno enquanto todos durmam; nós sabemos, não tente esconder. Mas você sabia que ele tem esse nome não só porque é produzido em Minas Gerais? Senão teríamos também o queijo paulista, o queijo capixaba, o queijo baiano…

Ele é um tipo de queijo, pasmem, mas não necessariamente um queijo mineiro! Quer saber mais sobre essa delícia? Nos acompanhe.

Tipos de Queijo Minas

Temos que entender, primeiramente, que esse tipo de queijo não é encontrado apenas fresco, você também pode encontrá-lo curado e meia cura (falamos mais sobre a cura do queijo aqui), ambos são muito comuns em Minas Gerais e são vendidos para o mundo todo.

Regiões e regiões

Por incrível que pareça, há regiões queijeiras distintas no mundo da gastronomia. Assim como você tem o queijo parmesão que é feito em Parma, uma determinada região, o vinho espumante Champagne produzido na região francesa do mesmo nome, as regiões mineiras produtoras de queijo também são diferenciadas pela qualidade do produto que fabricam e fornecem.

Aí surgem enormes equívocos. Nem todo Queijo Minas é produzido em Minas: nada impede um fazendeiro paulista, por exemplo, produza um queijo fresco nos mesmos moldes do nosso queijo. Parcialmente, sim, mas não pertence região queijeira de sua origem.

O verdadeiro Queijo Minas, fresco, meia cura ou curado, só pode ser produzido nas seguintes regiões queijeiras do estado de Minas Gerais: Araxá, Serra do Salitre, Serro, Campo das Vertentes, São Roque de Minas e Triângulo Mineiro. O famoso “queijo da canastra”, por exemplo, é um legítimo queijo mineiro.

O laticínio Taquari, com toda sua produção láctea, também está nesta importante região gastronômica de Minas Gerais e do Brasil, por isso nosso queijo minas padrão, além de ser de Minas mesmo, possui um sabor que remete as fazendas mais selecionadas da região.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap