queijo canastra meia-cura, qual o segredo?
Você já experimentou um queijo da Serra da Canastra e se perguntou qual o seu segredo?

Você conhece o segredo do Queijo Canastra ser tão bom?

 

Se Minas Gerais é a terra do queijo, a Serra da Canastra guarda os melhores queijos do Brasil, alguns entre o top 3 dos melhores queijos do mundo; bem, nós da Taquari achamos que o queijo produzido na região é de fato o melhor, mas deixa pra lá. O que importa é o reconhecimento internacional que o nosso queijo, bem mineiro, bem da Serra da Canastra, angariou com o prêmio obtido na França (que também pode ser considerada a terra do queijo). Mas, qual o segredo do Queijo Canastra?

Mas o que importa é desvendar os segredos do queijo da Canastra, tão especial ao paladar, inesquecível em sua degustação, tenro e repleto de aromas e sabores exclusivos de Minas Gerais. Recentemente falamos aqui dos princípios para produzir um bom queijo, e com certeza eles são válidos para produzir um bom queijo, mas será que esse é o único segredo do Queijo Canastra?

O queijo canastra é artesanal

 

Mineiro gosta de guardar seus segredinhos, mas só pra vocês a gente conta: em primeiro lugar, não importa a quantidade de queijo produzida, o sucesso das vendas ou a popularidade do produto, o queijo da Canastra é sempre, será sempre, artesanal. Senão não seria um queijo da Canastra. Isso significa que será sempre manuseado com higiene e destreza por especialistas na arte de fazer o queijo, em uma linha de produção caprichosa supervisionada por um Mestre Queijeiro, alguém que dedica a vida à esta arte que é uma ciência e, sobretudo, um jeito de ser e de viver.

Região adequada para produção de leite

 

Em segundo lugar, o relevo e a altura do cerrado mineiro e o platô da Serra garantem um gado tranquilo, com leite saboroso e homogeneizado. Não há grandes diferenças na qualidade do leite do gado da canastra, sempre bom e saudável. A região é livre de pragas e a vacinação e o cuidado com o gado leiteiro segue rigorosos padrões sanitários de higiene e é sempre muito bem fiscalizado. Portanto, eis mais um segredo do queijo de qualidade: o leite de qualidade.

O Queijo Canastra é versátil

 

Em terceiro lugar, tem que ter queijo para todo gosto, e todo tipo muito bem feito, porque esse famoso produto da culinária mundial é como os vinhos, as massas, as carnes: possuem uma diversidade tremenda de sabores. Os queijos da canastra sempre agradam porque existem de (no mínimo) três tipos diferentes: o cru, o meia-cura e o curado. A diferença entre eles? O tempo de maturação, que altera a textura e o sabor.

A Serra da Canastra produz também muitos outros tipos de queijo, que nós vamos conhecer por aqui de pouquinho em pouquinho. Como se estivéssemos degustando uma deliciosa peça de queijo! :p

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap