Jovem com aparente mal estar provocado pelo copo de leite que está em sua mão

Eis aí uma polêmica brava. Antes de condenar o leite de vaca, e afirmar que tomar leite faz mal à saúde, lembre-se que a ciência da nutrição e mesmo a medicina enfrentam modismos como em todas as áreas do conhecimento humano. O ovo, por exemplo, já foi o grande vilão do colesterol. Passado o tempo, foi “absolvido” do tribunal politicamente correto dos ditadores de dietas saudáveis e hoje é recomendado por pediatra à crianças na primeira infância (0-7 anos).

Bem, o leite sentou-se no banco dos réus, mas calma. Há argumentos fortíssimos em favor de seu indispensável conteúdo nutricional e no mundo da ciência há muita gente que o defende com unhas e dentes. Ainda assim, há doutores que recomendam deixe de ser consumido ainda na adolescência. Por que essa implicância?

Nada se compara ao leite materno, isso é um fato!

Pesquisadores geralmente ligados a organizações ambientais, afirmam que somente o leite materno possui toda a proteína e o cálcio que o leite de vaca promete, mas não dá. Ao contrário, esses cientistas afirmam que as vacas têm um cotidiano estressante, vivem confinadas e o processo de industrialização do leite mascara contaminações, fezes e inflamações nos mamilos e cascos.

Sério? Bem, quanto à contaminação, nada prova que seu risco seja maior em produtos lácteos do que, por exemplo, em hortaliças. E não se vê esse pessoal “verde” condenando o consumo da alface porque prejudicial à saúde. Além disso, não há nenhum risco que não possa ser contido com processos seguros de higienização de alimentos. Não se trata de “mascarar” a contaminação, mas de evitar que ela ocorra.

Quanto ao conteúdo nutricional do leite… Bem, concordamos que o leite materno é tudo de bom e é o mais nutritivo que existe, mas… você já experimentou? Não é agradável ao paladar. Depois dele, não há leite algum que tenha o melhor custo x benefício que o leite de vaca: tem vitaminas, cálcio, proteínas e é saboroso e barato.

Se você não gostar, sempre sobra o leite de soja na gôndola do supermercado… Quer saber mais sobre esse tipo de leite? clique aqui.

Portanto, muita calma antes de condenar o leite de vaca, nem sempre tomar leite faz mal à saúde, deixem as vaquinhas em paz! A maioria do gado leiteiro não é confinado, ao contrário do que muita gente pensa. E quando é, todos os cuidados com a saúde do animal são atentamente seguidas, até porque o bem-estar da vaca irá se refletir na consistência e qualidade do leite produzido.

Rolar para cima
Copy link
Powered by Social Snap